A Sociedade Mineira do Luana – Somiluana, inaugurou nesta terça-feira, 23, na província da Lunda Norte a sua nova central de escolha, que poderá aumentar o volume de produção na ordem dos quinze mil quilates de diamantes por mês.
O acto inaugural do referido equipamento foi testemunhado pelos membros do Conselho de Administração da ENDIAMA- E.P, entidades detentoras de cargos públicos a nível da província e autoridades tradicionais.
O Presidente do Conselho de Administração da empresa, Reinaldo Trindade, informou que com a aquisição e montagem da nova central de escolha, dispondo de três linhas e uma capacidade de tratamento de seis toneladas de concentrado por hora, renova-se a esperança no aumento da produção de diamantes em quantidade e qualidade.
“Com essa instalação, vislumbra-se um horizonte bastante promissor para, num futuro próximo, podermos aumentar a nossa capacidade de produção para 15 mil quilates por mês”, disse o gestor, tendo considerado a Somiluana como um “viveiro de quadros” que poderão assegurar o futuro da indústria diamantífera no país.
O responsável falou igualmente dos projectos de responsabilidade social, que visam apoiar as comunidades circunvizinhas, e ambiental, para a redução do impacto resultante da actividade mineira, bem como do número actual de postos de trabalho que a mina garantiu aos jovens da região.
Com uma área de 444 quilómetros quadrados de concessão, o depósito secundário (aluvião), conta com uma participação de 33 por cento da Somiluana e 67 por cento detidos pela ENDIAMA – E.P.
Ouça abaixo Reinaldo Trindade, PCA da Somiluana.
Comentários