Arrancou quarta-feira (14.02.24) a segunda fase do Programa de Apoio à Mulher rural ao nível da província da Lunda Sul, levado a cabo pela Fundação Brilhante – face social do subsector diamantífero com o financiamento da Sociedade Mineira de Catoca.
A cerimónia de abertura simbólica do Programa para 2024 teve lugar na periferia de Saurimo, com a afectação de 36.000,00 kz à cada uma das 40 mulheres dos bairros Muanguiji e Lundjate presentes, para impulsionar a sua actividade agrícola com a compra de alguns imputes.
Augusta Sapalo beneficiária do ano transato acolheu o acto na sua lavra, onde mostrou o impacto positivo do apoio recebido, com o cultivo de meio hectare de culturas como o milho, feijão, ginguba e abobora, facto que a habilitou a um novo apoio este ano.
Luísa Martins, Directora do Gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género do Governo da Lunda Sul revelou que para esta segunda fase a inovação é a associação do apoio à mulher rural ao programa Catoca aluno.
Já o Director geral para a Administração e Finanças da Fundação Brilhante, Hermenegildo Gomes Lopes, disse estarem disponíveis cerca de 55 milhões de kwanzas para o apoio à mil e seiscentas mulheres camponesas das províncias da Lunda Sul, Moxico e Lunda Norte.
Ouça os áudios abaixo:
Comentários