A Sociedade Mineira de Somiluana precisa de investimentos na ordem de USD 35 milhões para alcançar a produção de 18 mil quilates de diamantes de Julho até dezembro de 2023, comparando aos actuais 10 mil qtes mês, disse hoje, 29 de Dezembro, Guilherme Raimundo, Director-Geral Adjunto da mina.
A previsão, afirmou o responsável em entrevista ao Gabinete de Marketing Comunicação e Eventos da ENDIAMA E.P., aponta para a produção de doze mil quilates/por cada mês no primeiro trimestre e quinze mil quilates/mês no segundo trimestre, em trabalhos que serão desenvolvidos em quatro frentes.
De acordo com Guilherme Raimundo, as metas de produção preconizadas só serão alcançadas caso se cumpra o CAPEX (plano de compra de equipamentos levado a cabo pela direcção da sociedade).
A Mina, que vai se compondo aos poucos, já enquadrou cerca de 130 novos trabalhadores em diversas áreas, maioritariamente jovens com idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos, e representa 19% da capacidade da empresa.
Actualmente a força de trabalho da Somiluana ronda os 671 colaboradores sendo 6% expatriados, e 94%, nacionais dos quais 75% provenientes da região das Lundas Norte e Sul, e 19% que provêm de outras partes do país.
Siga, abaixo, a entrevista na íntegra.
Comentários