O Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes aprovou, na última semana, em Victoria Falls, Zimbabué, durante a sua 8ª Reunião Ordinária, o relatório da direcção interina, liderada por Angola.
Durante a sessão, o presidente zimbabueano, Emmerson Mnangagwa, sublinhou a importância da Organização na defesa dos interesses do continente e a necessidade de agregar valor aos diamantes, em benefício dos povos e nações africanos e felicitou a República Unida da Tanzânia que terminou o mandato de Presidente do Conselho de Ministros da referida Associação.
Na ocasião, o ministro de Minas e Desenvolvimento Mineiro da República do Zimbabué, Wilson Chitango, foi empossado como Presidente do Conselho de Ministros, a República da Serra Leoa foi indicada para o cargo de Vice-presidente da ADPA e a angolana Justina Fernando é a nova directora-adjunta para Area de Suporte da Organização.
Os participantes ao evento aprovaram, igualmente, o Relatório do Comité de Peritos, tendo sido ultrapassado os constrangimentos relacionados com a eleição da Namíbia para Directora Executiva-Adjunta para o Planeamento Estratégico.
Angola fez-se representar pelo Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Víctor, indicado pelo ministro Diamantino Azevedo.
Fizeram igualmente parte da comitiva, o Director do Gabinete de Intercâmbio do MIREMPET, Luís António, o Secretário Executivo da Comissão do Processo Kimberley, Estanislau Buio e Etelvino Fialho, técnico da Direcção de Comercialização da ENDIAMA- E.P.
São membros da ADPA, Angola, Camarões, Congo, RDC, República Centro Africana, República da Guiné, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Argélia, Mauritânia, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Gana, Gabão e o país anfitrião, Zimbabué.
Comentários