A multinacional australiana Rio Tinto e a Fundação Brilhante – face social do subsector diamantífero estão a estudar mecanismos de cooperação no domínio da responsabilidade social da segunda maior mineradora do mundo a operar em Angola.
Para o efeito, uma equipa de Consultores da Rio Tinto foi recebida dia 14.02.24 nas instalações da Fundação Brilhante em Saurimo, província da Lunda Sul, pelo Director Geral em Exercício, Hermenegildo Lopes e quadros intermédios.
As partes analisaram possíveis mecanismos de cooperação nos domínios da mediação de conflitos, elaboração e execução de programas e projectos de desenvolvimento sociocomunitário, educação e formação técnico-profissional.
Integraram a Delegação da Rio Tinto, Armando Ulai, Representante das Comunidades, Francis Barber, Consultor externo, e Ernesto Isidro, Consultor.
Em Angola, o conglomerado Rio Tinto pretende empregar na sua fase de mineração, período que sucede a prospecção, mais de dois mil trabalhadores, na sua maioria angolanos.
Comentários