A Directora do Gabinete de Sustentabilidade da ENDIAMA E.P. Engenheira, Fátima Proença, afirmou hoje, 27 de Julho, durante a reunião da 10ª Conferência Africana das Mulheres em Geociências que, no sector diamantífero angolano, as Mulheres são parte do processo de mineração, comparativamente ao passado que eram apenas auxiliares do homem e só serviam para cozinhar, lavar e outros trabalhos domésticos.
Essa realidade poderá conhecer progressos significativos nos próximos 5 anos, pelo que, o Sector Mineiro angolano perpectiva criar 26 mil postos de trabalho e a cifra de mulheres no processo de mineração vai aumentar e ultrapassar os 10% da representatividade feminina no ramo das geociências, revelou a Proença.
A veterana Mineira, abordou também, a relação mineração versos alteração climática, segundo ela, os impactos causados por essas mudanças podem ser notados de diversas formas por exemplo as tempestades, secas, tsunamis, entre outros, trazendo desafios para as sociedades, suas economias e ecossistemas.
“Em relação as alterações climáticas, no sector da mineração, adota-se ainda, uma postura cautelosa sobre o assunto”, salientou a Fátima Proença.
Maria Fátima Proença disse ainda, que a ENDIAMA está cada vez mais comprometida com uma mineração sustentável, por meio de uso de equipamentos menos poluidores, troca paulatina de matriz energética, por fontes limpas, implementação de programas de recuperação das áreas degradadas pela mineração.
siga abaixo o áudio na íntegra
Comentários