Teve início esta sexta-feira a 1ª edição do Festival de Música e Dança Tradicional do Leste denominado “Ngeya”, expressão cokwe que traduzida para o português significa euforia.
O festival cuja experiência piloto aconteceu o ano passado na Lunda Norte, decorre durante dois dias (sexta e sábado) no Monumento à Paz, situado na cidade do Luena, província do Moxico. Nele, artistas das três províncias do leste desfilam as suas músicas e danças para o gáudio dos espectadores e internautas espalhados pelo mundo.
Para a Coordenadora de Cultura e Artes da Fundação Brilhante, Arleth Leandro, o festival ao qual a face social do subsector diamantífero apoia a Sociedade Mineira de Catoca, promotora do evento, serve de porta para a divulgação do vasto mosaico artístico cultural do leste do país e não só.
O Administrador municipal de Moxico, Constantino Sachamuaha exteriorizou a satisfação pela escolha do município para albergar tão importante evento do calendário cultural anual.
Para o Músico Avisado Wa Mbunga, mais eventos do género devem ser repetidos e replicados pelas demais empresas no âmbito da sua responsabilidade social.
Durante o período matinal houve ainda tempo para a realização de uma palestra sobre: A escrita Sona, património imaterial dos Cokwe.
Ouça os áudios abaixo:
Comentários