O director de Geologia da ENDIAMA- E.P, Rogério Guimarães, revelou, esta quarta-feira, 22, que os trabalhos desenvolvidos no projecto Luachimba encontram-se numa fase avançada e que já foi identificada a existência de minérios na sua concessão.
Em entrevista, Rogério Guimarães avança que, nos próximos tempos, a ENDIAMA poderá processar as primeiras pedras de diamantes na referida mina.
“Neste momento temos dois projectos próprios em curso, o Luachimba e o Xamacanda, que são os maiores desafios. Arrancamos com os trabalhos no projecto Xamacanda, em Janeiro deste ano, dando início ao levantamento do campo de vida e temos lá a equipa a trabalhar. Quanto ao Luachimba, está numa fase mais avançada. Já identificamos a existência do minério, estamos no bom caminho e esperamos começar a testar e processar ainda este ano”, disse.
Segundo o geólogo, o volume de quilates a ser processado na fase de produção piloto do Luachimba está dependente do estudo que será feito depois da entrada em funcionamento da sua planta de tratamento.
Os projectos Luachimba e Xamacanda, situados na Lunda Norte, nos municípios de Lucapa e Cuango, respectivamente, são detidos cem por cento pela ENDIAMA.
Ouça, abaixo, a entrevista do director de Geologia da ENDIAMA- E.P., Rogério Guimarães:
Comentários