News

Jânio Corrêa Victor considera estável situação do mercado internacional de diamantes

0

O secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, afirmou hoje, em Luanda, que a situação do mercado internacional de diamantes, neste momento, é estável e apresenta sinais de recuperação e crescimento, com fortes tendência na procura de diamantes com origem ética.

Falando durante a apresentação das realizações da produção, comercialização e exportação de diamantes referentes ao ano de 2023, Jânio Correa Victor afirmou que a receita bruta daquele ano mostra uma redução de aproximadamente 20% em relação ao período de 2022.

O secretário de Estado revelou ainda que os Emirados Árabes Unidos e a Bélgica foram os principais destinos das exportações dos diamantes angolanos produzidos no ano passado.

“Os principais destinos foram Emirados Árabes Unidos, com 72% e a Bélgica com 26%”, indicou o secretário de Estado para os Recursos Minerais, assegurando que este ano perspectiva-se uma produção que se situe acima dos 10 milhões de quilates.

Durante o ano de 2023, segundo explicou, foram recuperados cerca de 9,7 milhões de quilates de diamante provenientes da actividade industrial, o que representa um acréscimo de cerca de 12%.

“Aqui, a Sociedade Mineira de Catoca foi a que mais contribuiu na produção realizada durante o período em analise, com cerca de 71% da produção global. A produção total realizada em 2023 representa uma diminuição de cerca de 21%, comparativamente a previsão estabelecida”, frisou.

 Jânio Correa Victor justificou esta diminuição com o serviço de optimização e comissionamento da central da Sociedade Mineira do Luele e a restruturação de alguns projectos mineiros.

No período em balanço, sublinhou, Angola comercializou pouco mais de 9,7 milhões quilates de diamantes brutos, ao preço médio de 163 dólares por quilate, correspondendo ao valor bruto de 1,5 mil milhões de dólares.

ENDIAMA confiante no alcance da meta de produção para 2024

Anterior

ENDIAMA estreita parcerias com empresas chinesas do sector mineiro

Próximo

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in News