A Empresa Nacional de Diamantes de Angola vai estreitar parcerias com empresas chinesas para o desenvolvimento de projectos angolanos no domínio dos diamantes.
A informação foi avançada no último sábado, em Beijing, pelo presidente do conselho de administração da ENDIAMA-E.P, Ganga Júnior, à margem do Fórum Económico Angola-China, realizado no âmbito do reforço da cooperação entre os dois países.
O PCA da ENDIAMA explicou que a ida à Beijing teve um resultado “bastante positivo”, tendo já em perspectiva a parceria para explorar melhor e ajudar a escoar a produção de diamantes de Angola.
“Decidimos constituir uma subsidiária para lapidação e comercialização que teria uma sucursal na região. Também já temos estado a trabalhar com a CTF em termos de compra e venda de diamantes e acabamos de assinar um contrato para o financiamento de 50 milhões de dólares, cuja aplicação no sector mineiro vai desenvolver a cadeia de valor, nomeadamente, a lapidação e mais tarde a joalharia”, sublinhou.
O principal gestor da diamantífera nacional referiu, por outro lado, que existe igualmente uma grande expectativa quanto ao ouro, facto que poderá elevar os níveis de relação com as empresas chinesas no domínio dos recursos minerais.
Comentários