Arquivo

Angola partilha experiência mineira no INDABA

0

Treze empresas angolanas participam de 6 a 9 de Fevereiro, na Cidade do Cabo, África do Sul, na Conferência Internacional Mining Indaba.

Trata-se do maior evento africano de investimentos no sector mineiro, que este ano terá como lema “Desbloquear o futuro da Mineração em África”.

Os objectivos da participação são transmitir a experiência angolana, captar investimentos para alavancar projectos, identificar e estabelecer parcerias no domínio da prestação de serviços, bem como promover o potencial e a aposta do sector mineiro nacional na sustentabilidade e na inclusão feminina.

Serão oradores o Presidente da Agência Nacional de Recursos Minerais, Jacinto Rocha, o Director Nacional de Recursos Minerais, Paulo Tanganha, e o Director Geral Adjunto da Sociedade Mineira de Catoca, Paulo Mandela, para abordar, respectivamente, os temas Angola’s Mineral Potential: The Future is Here”; “Future Enabling Metals and Minerals”; e “Governance and sustainable accountability frameworks – Challenges and opportunities for greater success”.

O conceito adoptado para a edição de 2023 assenta na rentabilização de custos por via de uma participação conjunta, marcada pela constituição de uma única delegação e dos stands “O potencial do diamante angolano”, que integra empresas do subsector de Diamantes (ENDIAMA, SODIAM, AJ Silva, e as Sociedades Mineiras de Catoca, Chitotolo,Yetwene, Furi, Kaixepa), e “O potencial mineiro de angola”, que junta outras empresas de diversos ramos do sector mineiro angolano (Geosondas, Minbos Resources, Ozango Minerals  Hipermaquinas e Shinning Star).

Destaca-se o Dia de Angola, a 7 de Fevereiro, que terá como lema “Critical minerals for energy transition”.

A delegação angolana será chefiada pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo.

Encontre, abaixo, a entrevista de suporte de Ana Feijó, Admnistradora da ENDIAMA E.P para o pelouro de Geologia e Desenvolvimento Mineiro sobre os objectivos da participação na conferência, projectos a  promover, agenda de trabalhos.

Ana Feijó é igualmente coordenadora da comissão de trabalho do Angola Mineral Potential.

Ana Feijó

Luaxe: fase de produção pode arrancar este ano

Anterior

FOTO REPORTAGEM MINING INDABA – 2023

Próximo

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Arquivo