A Clínica Sagrada Esperança realizou nos últimos dois anos um total de sete intervenções cirúrgicas a pacientes com aneurisma cerebral, patologia causada por uma dilatação que ocorre na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro e constitui uma das principais causas do AVC hemorrágico.
A informação foi avançada esta sexta-feira, 30 de Junho, pelo chefe do serviço de neurocirurgia daquela unidade de saúde, Wilson Teixeira.
O especialista apresentou um dos casos de sucesso, que mereceu um reconhecimento internacional por parte de equipas médicas de neurocirurgia na África do Sul, Namíbia e Portugal.
“Estamos a falar de uma paciente que chegou a Clínica Sagrada Esperança com um quadro bastante preocupante. Realizámos alguns exames e identificamos um aneurisma cerebral. A família foi informada sobre a necessidade de a mesma ser submetida a uma intervenção e a operação foi um sucesso”, descreveu.
Wilson Teixeira explicou igualmente que o tratamento a pacientes com aneurisma cerebral deve ser feito de forma pontual com recurso a técnicas cirúrgicas clássicas, para abertura do crânio e a separação das estruturas cerebrais, fechando o vaso afectado com um clip cirúrgico para que o sangue não circule fora das artérias, sob pena de estes virem a registar complicações graves.
Ouça abaixo o áudio do Dr. Wilson Teixeira, chefe do serviço de neurocirurgia da CSE:
Comentários