Arquivo

Reportagem sobre o Projecto Lunhinga

0

Em finais do mês de Maio do corrente ano, a ENDIAMA assumiu a responsabilidade de gestão do antigo Projecto LUÓ, agora renomeado Projecto LUNHINGA, após a retirada pelo Executivo em 26 de Março de 2019, dos direitos mineiros antes detidos pela Sociedade Mineira do Camatchia-Camagico (SMCC).

Para o novo projecto, foi nomeada em Maio último uma Comissão de Gestão da ENDIAMA.

O Projecto Lunhinga encontra-se em fase de restruturação com vista a reorganização da Mina e de todos os processos relacionados com o pessoal, produção e administração.

Foi também aprovada e implementada em Julho do corrente ano uma nova estrutura orgânica e nomeados novos líderes seniores e intermédios do Projecto.

Relativamente à produção, a baixa disponibilidade de máquinas tem sido um factor preponderante para o não desenvolvimento de novas frentes de mineração, principalmente na parte central da chaminé Camatchia onde concentra-se o maior volume de estéril, causando grande preocupação devido a escassez de minério de melhor teor, como fonte para a Central de tratamento.

Assim sendo, como parte da estratégia para alavancagem do Projecto e aumento dos níveis de produção, foram contactados recentemente serviços de terceiros para o aluguer de equipamentos e remoção do estéril superficial da parte central da mina, estando em curso a elaboração de um novo Plano de Produção e Orçamento, com vista a melhoria dos actuais níveis de produção.

Foram retomados também os trabalhos de perfuração e detonação, paralisados há bastantes anos, visando a desintegração e exposição dos minérios de dureza média/alta em profundidade e melhoria da harmonização do desenho da mina.

O Projecto Lunhinga espera no ano 2020 ultrapassar a fasquia de produção dos 10 mil quilates por mês.

 

 

Angola na conferência internacional de diamantes

Anterior

Nota de Imprensa

Próximo

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Arquivo