Arquivo

ENDIAMA PROMOVE PALESTRA SOBRE O CANCRO DA MAMA E DO COLO DO ÚTERO

0

A ENDIAMA realizou, nesta sexta-feira, 6 de Março, uma palestra subordinada ao tema “prevenção do cancro da mama e do colo do útero”.

A partilha de conhecimento decorreu no auditório do edifício sede da diamantífera nacional e serviu para assinalar o Dia Internacional da Mulher.

A palestrante, médica Nádia Saturnino de Oliveira, explicou que o cancro é a proliferação anormal de células que causam lesões e atingem várias partes do corpo, com mais facilidade a mama e o colo do útero.

A especialista em ginecologia obstetrícia disse que o cancro do colo do útero pode ser prevenido e evitado, por meio da vacinação e do rasteamento, por causa da infecção pelo vírus do HPV.

Já o cancro da mama é quase inevitável, pelo desconhecimento das causas e por aquilo que constitui factor de risco. Segundo a médica, a prevenção passa pelo auto-exame, que deve ser feito pelo menos uma vez por mês. “Porque se for detectado mais cedo, a pessoa pode iniciar o tratamento com maior índice de cura”, assegurou.

A palestra contou com a presença dos administradores da ENDIAMA para Recursos Humanos e Assuntos Jurídicos, Osvaldo Van- Dúnem, e para Geologia e Desenvolvimento Mineiro, Ana Maria Feijó.

Ministros debatem mineração sustentável em Toronto

Anterior

Delegação ministerial de Moçambique visita ENDIAMA

Próximo

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Arquivo