Arquivo

Empresas mineiras assinam protocolo de parceria financeira com o Banco Sol

0

As empresas públicas ENDIAMA E.P, SODIAM  e as Sociedades Mineiras de Catoca, Cuango e Chitotolo, assinaram com o Banco Sol, hoje, 30 de Janeiro, no Luena, um protocolo de concessão de microcrédito de investimento e fomento para o desenvolvimento pessoal e promoção da inclusão social, que visa o empoderamento económico das famílias rurais e periurbanas das províncias da Lunda Norte,Lunda Sul e Moxico.

O programa, que tem  duração de 36 meses renováveis para o reembolso do capital aplicado, visa alavancar iniciativas empreendedoras na comunidade e que vai conceder numa primeira fase de mil a vinte mil, dólares o mínimo correspondente ao câmbio de 350 kuanzas do Banco Nacional de Angola para aqueles que já possuem projectos credíveis.

O PCA do Banco Sol, Coutinho Nobre, explicou que a sua organização existe há 17 anos no mercado financeiro bancário angolano e gizou um eixo estratégico no mercado, para a redução significativa da pobreza e do desemprego , que considera crucial  para o crescimento e desenvolvimento sustentável do país.

Por seu turno, o PCA da ENDIAMA E.P, José Manuel Ganga Júnior, fez saber que  a assinatura deste protocolo entre as partes, é apenas uma de muitas iniciativas que estão em carteira, tendo em vista  o aumento da empregabilidade na região leste.

O responsável,  referiu ainda a possibilidade de parte das receitas provenientes das sociedades de diamantíferas virem a ser a serem  depositados  no banco sol para render juros, e em paralelo conceder empréstimos para que haja actividade de maior nível de desenvolvimento económico e social.

O rei Mue  Mbandu III presente no local, manifestou o seu regozijo pela iniciativa da ENDIAMA e do sector em geral que vem acudir a condição económica e social da população daquelas províncias, e apelou aos beneficiários a terem uma melhor educação financeira e observarem a cultura de empreendedorismo.

Os Governadores do Moxico, Gonçalves Muandumba , da Lunda Norte,Ernesto Muangala da  e Manuel Felix da Lunda Sul, agradeceram o contributo das empresas mineiras e do Banco Sol pela iniciativa, esperando que o projecto traga o desenvolvimento  para a região leste do nosso País.

Sodiam arrecada USD 16,7 milhões com 1º leilão de diamantes

Anterior

Mining Indaba abre portas

Próximo

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Arquivo