A ENDIAMA E.P. e o MIREMPET, terminaram ontem, 01 de Agosto, no Sumbe província do Cuanza Sul, a reposição dos títulos de exploração diamantífera, aos cooperativistas em todo o País.
Duzentas e quarenta e uma licenças é o número total reposta de empresas de exploração semi-industrial de diamantes, desde a primeira fase em fevereiro deste ano.
As concessões licenciadas para exercerem as suas actividades livremente, são as que reuniram requisitos exigidos pela lei.
De acordo com o Dr. Buta, dentro de 3 meses far-se-á um balaço sobre a mão de obra e a produção, uma vez que na 1ª e 2ª fase fez-se a entrega de cerca de 100 títulos.
“Relativamente a mão de obra a meta no mínimo de 35 trabalhadores por cada cooperativa caso seja observado na integra será possível criar cerca de 10 mil postos de emprego.
Devemos realçar que se as empresas cumprirem com as normas estabelecidas no regulamento num periodo de dois anos estaremos em condições de dizer que as boas práticas necessárias para a actividade mineira estão a ser desenvolvidas em Angola.
Em termos de Garimpo as estatísticas apontam que o Cuanza Sul é das poucas zonas que se considera calmo e não isenta, porque teve um número de garimpeiros baixo e por outro, não estrangeiros algo que nos tranquiliza”.
Comentários