O Subsector Diamantífero registou no segundo trimestre deste ano, uma produção de 1.498.228,20 de quilates, o que corresponde a uma redução na ordem dos 35,3% face ao igual período do ano passado.
Este volume permitiu a uma arrecadação de receitas de usd 232.785.898,75 milhões, menos 83,7 milhões comparativamente ao segundo trimestre de 2018.
A quebra nos diamantes, segundo o chefe de Departamento de Planeamento da SODIAM, é fruto de questões operacionais registadas no Projecto Catoca. que representa grande peso no subsector.
” Este decréscimo resulta particularmente da não Comercialização dos lotes da Sociedade Mineira de Catoca durante o mês de Abril. Estes lotes representam 80% da produção do trimestre.”
Sendji Vieira Dias disse que neste período o mercado registou um incremento de 13,7% no preço médio cifrado em usd 155,37 por quilate.
Quanto à origem, o técnico da SODIAM avançou as percentagens por proveniência:” Cerca de 89% da produção comercializada no período foi de proveniência kimberlítica e 11% de origem aluvionar.”
A Lunda-sul foi a província mais produtiva representando 89% do volume da produção comercializada.
Estes dados foram apresentados pela SODIAM na sessão de análise de perspectiva do mercado do terceiro trimestre deste ano organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos.
Comentários