A Petra Diamonds adiou a realização do seu 6º leilão para o ano financeiro 2023 devido a uma desaceleração temporária no mercado de diamantes em bruto.
A mineradora refere que os diamantes originalmente destinados à venda em Junho agora serão licitados em Agosto, o que historicamente coincide com uma demanda mais forte devido ao fim das férias de verão do Hemisfério Norte e ao início dos pedidos de fabricação sendo atendidos antes do período sazonalmente forte de fim de ano, período festivo.
O concurso de Junho teria colocado à venda cerca de 230 000 quilates de diamante da mina de Cullinan e 150 000 quilates da mina de Finsch.
O primeiro concurso da Petra Diamond para o exercício de 2024, incluem os 76 000 quilates de pedras predominantemente de valor mais elevado retidas do quinto concurso, bem como a produção de diamantes de ambas as minas sul-africanas.
A Petra afirmou estar confiante de que o adiamento das receitas de vendas por um período de tempo relativamente curto é no melhor interesse da empresa e é gerível do ponto de vista da liquidez sem ter de recorrer à sua facilidade de crédito rotativo de mil milhões de rands (52 milhões de dólares).
“À luz do que esperamos ser um abrandamento temporário no mercado de diamantes em bruto, em resultado de um inventário elevado no midstream, tomámos a decisão de adiar a maior parte das vendas de diamantes em bruto do nosso 6.º leilão. A nossa capacidade de sermos flexíveis na calendarização dos nossos concursos é atribuível ao nosso balanço reforçado e à resiliência da nossa actividade. Esta medida adiará as receitas das vendas apenas por um período relativamente curto e acreditamos que é no melhor interesse da empresa e dos accionistas”, afirmou o director executivo da empresa, Richard Duffy.
Comentários