A população da localidade de Muakayengue no município de Saurimo, província da Lunda Sul foi agraciada sábado (05.11.22) com um sistema de distribuição de água (furo de água), oferta da Endiama e parceira Rio Tinto.
A construção do sistema de água para a população de Muakayengue, orçado em 26 milhões de kuanzas, foi fruto, segundo Artur Liumba, Director de Projeto da Mina do Chiri (cuja área de concessão se encontra na localidade) do grito de socorro das mulheres que tinham de percorrer vários quilómetros até o rio em busca do líquido precioso.
Para Hermenegildo Gomes Lopes, Directo-Geral Adjunto da Fundação Brilhante, gestos como este deverão continuar, porquanto é aposta do subsector diamantífero minimizar a carência das comunidades circunvizinhas às empresas mineiras, com acções sociais que permitam a sua auto sustentabilidade.
Os agradecimentos da autoridade tradicional e das mulheres de Muakayengue também se fizeram sentir.
A comunidade de Muakayengue foi brindada igualmente pela face social do subsector diamantífero, Fundação Brilhante, com alguns imputes agrícolas como adubo, sementes, enxadas e catanas para cultivo.
Ouça os áudios abaixo:
Comentários