A Chefe de Departamento de Formação e Integração de Quadros do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Helena Campos, informou segunda-feira, em Luanda, que as empresas do sector mineiro poderão contar com um Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos com base na legislação, à semelhança do que acontece com as empresas do sector petrolífero.
A responsável falava durante a apresentação do PDRH e o Qualificador Ocupacional de Funções de Referência para as empresas que operam no sector dos Recursos Minerais em Angola, que teve lugar no auditório Albina Assis do edifício sede do MIREMPET.
Manuela de Carvalho, da Sociedade Mineira de Catoca, considerou ser uma mais-valia a apresentação do PDRH, tendo realçado que a empresa já possui um qualificador de funções, aprovado pelo Ministério da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, e que pretende passar da execução manual para a digital.
“Tivemos com uma formação on job ministrada por técnicos do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, e apresentar todo um conjunto de informação em tempo recorde penso ser muito proveitoso para a empresa”, concluiu.
Para Cruz Maya, representante do Projecto Yetwene, a extensão do referido plano para o sector mineiro é bem-vinda, pois afirma que as empresas têm encontrado muitas dificuldades no processo de submissão de informação ao Sistema Informático de Angolanização do Sector Petrolífero.
Comentários