Os ministérios dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e da Agricultura e Florestas realizaram, esta semana, em Luanda, um workshop sobre a utilidade dos agrominerais, sob o lema “Agromineraias: O Caminho para a Sustentabilidade Agrícola”.
Durante a abertura do evento, o ministro Diamantino Azevedo disse que a meta do sector que dirige é contribuir para a auto-suficiência de fertilizantes em Angola e afirmou que o país tem todas as condições para que, a médio e longo prazos, deixe de importar estes minérios.
Diamantino Azevedo fez saber igualmente que existem indicadores, em termos de minerais úteis para melhorar a eficiência e produtividade na agricultura, acrescentando que, o que se pretende é contribuir para a auto-suficiência em fertilizante no nosso país.
No workshop, foi apresentado um painel informativo sobre a cartografia nacional dos agrominerais que, em mesa redonda, analisou-se o quadro regulatório em Angola e as questões de formação para apoiar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva dos agrominerais, financiamentos, investimentos e ambiente de negócios.
No encerramento, o Secretário de Estado para Agricultura e Pecuária, João Manuel Bartolomeu da Cunha, em representação do titular daquele pelouro, disse que o workshop permitiu uma reflexão sobre a importância da utilização dos agrominerais na agricultura a um nível mais elevado, considerando ser uma linha de continuidade de uma outra, realizada em 2021, que foi objecto de um memorando de reflexão entre os dois ministérios, sobre o calcário na agricultura.
O encontro congregou entidades dos sectores mineiro e petrolífero, da agricultura e florestas, representantes de empresas que trabalham nestes ramos de actividade e académicos.
Comentários