O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, disse hoje, 25, em Saurimo que, o encontro realizado no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo com os representantes das fábricas de lapidação de diamantes foi positivo em função do feedback que se registou pela ressonância da plateia.
O encontro deveu-se à resolução e correcção de alguns constrangimentos verificados no desempenho do trabalho das empresas lapidadoras.
O fluxo de impostos que impedem o desenvolvimento das transações; a disparidade no que concerne à compra de diamantes aos estrageiros que aqui não fazem investimentos e levam consigo os seus diamantes comparados aos que aqui investem e trabalham, são alguns dos vários aspectos considerados impasses apontados pelos participantes ao encontro, e que mereceram a atenção, e foram solucionados, acrescentou o governante.
A discussão com as lapidadoras foi feita a volta do Mirempet englobando as empresas estatais ENDIAMA E.P. e SODIAM E.P.
A lapidação é um segmento da indústria do subsector diamantífero que actua na parte industrial na transformação de diamantes brutos para diamantes lapidados.
siga o áudio abaixo:
Comentários