Foi lançada na última sexta-feira, no município dos Gambos, província da Huíla, a primeira pedra para construção do Centro Regional de Práticas Agro-Ecológicas (CERPA), um instituto de formação académico-profissional, que se dedicará às questões de agricultura familiar adaptada às alterações climáticas, bem como a iniciativas de protecção do meio ambiente.
Na ocasião, o vigário paroquial do Lubango, Domingos Maurício Capembe, disse esperar que o projecto venha a desenvolver as comunidades dessas zonas, que antes, e de forma cíclica, debatiam-se com os problemas da seca.
O director geral da Fundação Brilhante, Bruno dos Santos, em representação do presidente do conselho de administração da ENDIAMA-E.P, Ganga Júnior, mostrou-se crente quanto à sustentabilidade do CERPA e afirmou ser uma iniciativa que deve ser replicada um pouco por todo o país.
As obras de construção do Centro Regional de Práticas Agro-Ecológicas terão a duração de 18 meses e contam com o financiamento da ENDIAMA de mais de mil milhões de kwanzas, através da Fundação Brilhante, face social do subsector dos diamantes.
A empreitada inclui igualmente a reconstrução da paróquia de Santo António dos Gambos, um posto de saúde, sistema de abastecimento de água, residências para os padres, professores e enfermeiros que vierem a prestar serviços à comunidade.
O CERPA estará localizado na Missão Católica de Santo António dos Gambos, na comuna de Tyihepepe, que dista a 140 quilómetros da cidade do Lubango, a sede capital da província da Huíla.
Padre Domingos Maurício Capembe, vigário paroquial do Lubango
Dr. Bruno dos Santos, director geral da Fundação Brilhante
Comentários