Arranca sexta-feira (13.10.23) a primeira edição do Festival das Tradições, promoção do Governo Provincial da Lunda Norte com o patrocínio da Fundação Brilhante, face social do subsector diamantífero.
Com a duração de três dias (13, 14 e 15) o Festival cuja sessão solene de abertura a ser proferida pela Governadora provincial Deolinda Ódia Satula Vilarinho está marcada para as 15h00 no distrito urbano do Mussungue, cidade do Dundo, vai contar com a participação de Grupos e Artistas de toda a Lunda Norte, que irão demonstrar as múltiplas facetas da Cultura local desde o artesanato à gastronomia, dança folclórica, rituais ancestrais, moda e jogos tradicionais.
Silva Cambende do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos afirma que a expetativa por parte da organização é grande e convida o público em geral a fazer parte desta grande festa da cultura.
Evaristo Maxingo responsável do Grupo Txaco Txa Utxokwe revela que o seu grupo está preparado para reviver em sede do festival o ritual do Mukanda (circuncisão) como forma de manter viva a memória e a importância da escola de iniciação masculina dos Cokwe.
O Festival das Tradições reserva ainda como atrativos as cerimónias de fecho do ano antigo (Tximbejimbeji) e abertura do novo ano (Kamoxi), a homenagem aos expoentes máximos da Cultura local e actuação do Músico Santos Catolica.
Ouça os áudios abaixo:
Comentários