News

Comité Nacional de Coordenação da ITIE analisa relatório preliminar

0

O Comité Nacional de Coordenação da Iniciativa para a Transparência na Indústria Extractiva reuniu, na última semana, em Luanda, para tratar de questões ligadas ao primeiro relatório da ITIE-Angola, cujo prazo de entrega termina a 16 de Dezembro deste ano.

Na abertura da reunião, que juntou a parte governamental, indústria e sociedade civil, o presidente do CNC, Diamantino Azevedo, adiantou que a versão síntese preliminar do primeiro relatório da ITI-Angola está a ser elaborado pelo Administrador Independente, a consultora Ernst & Young, e encontra-se em fase avançada de preparação.

Diamantino Azevedo disse, por outro lado, que foi constituído um grupo técnico para superar as barreiras relativas à divulgação dos dados financeiros desagregados, conforme exigências da norma 2019 da ITIE, e destacou igualmente a importância de o referido documento ser apreciado por aquele órgão.

“Esperamos que, para além das divulgações a serem feitas, a implementação da ITIE em Angola contribua igualmente para a melhoraria do debate público e da fiscalização da gestão dos sectores extractivos, o que certamente contribuirá para melhoria contínua do ambiente de negócios e para a mobilização de novos investimentos tanto nacional como estrangeiro”, acrescentou.  

José Malanga, Director Executrivo do CNC, sublinhou que, por situações legais, o relatório da ITIE- Angola de 2021 não será o mesmo que os membros do Comité gostariam de produzir, depois de 18 meses de adesão de Angola à ITIE, sendo um relatório que poderá assegurar a manutenção de Angola na Iniciativa como um “bom” membro.

Lulo recupera diamante de mais de 200 quilates

Anterior

ENDIAMA na reunião plenária do Processo Kimberley

Próximo

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in News