Mais de mil cidadãos das comunidades de Carteira e Sassuaha, arredores de Saurimo, província da Lunda Sul, voltaram a beneficiar esta quarta-feira, 25, de sistemas de abastecimento de água por gravidade com capacidades de bombeamento e distribuição de até 30 mil litros, lavandarias, balneários e chafarizes comunitários reabilitados pela Rio Tinto e ENDIAMA – E.P.
Os equipamentos construídos pelo Governo local encontravam-se inoperantes há cerca de dez anos e foram reabilitados com vista a suprir a falta de água potável que levava a população a percorrer longas distâncias ao rio.
A população reconhece que com estes equipamentos em funcionamento, para trás ficam as dificuldades outrora vividas para a obtenção da água para consumo.
A administradora municipal adjunta de Saurimo, Teresa Manganda, agradece o apoio da Rio Tinto e ENDIAMA E.P, às acções do Executivo atinentes à melhoria das condições sociais da população.
Por seu turno Paul Handt, director da Rio Tinto Angola, revelou que só na área de concessão do Chiri estão cadastradas cinco aldeias a beneficiarem de atenção, e fez saber que existem ainda outras acções levadas a cabo pela empresa.
Testemunharam o acto de entrega formal dos equipamentos pela Fundação Brilhante – Face Social do Subsector Diamantífero, autoridades tradicionais e a população residente nas duas aldeias.
Comentários