ALROSA e Endiama assinaram um Memorandum de Entendimento
MOSCOVO, 4 de abril de 2019 – A ALROSA, a maior empresa de exploração de diamantes do mundo, e a Empresa Nacional de Diamantes de Angola Endiama assinaram um Memorando de Entendimento.
O CEO da ALROSA, Sergey Ivanov, e o Presidente do Conselho de Administração da Endiama, José Ganga Junior, assinaram o documento na presença do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, e do Presidente da República de Angola, João Lourenço.
O Memorando de Entendimento visa fortalecer a cooperação económica, científica e tecnológica entre a ALROSA e a Endiama. Também identifica áreas de interesse mútuo para desenvolver a produção de diamantes em Angola, orientada pelas melhores práticas de responsabilidade social das empresas, desenvolvimento sustentável e transparência, colocando ênfase na pesquisa e prospecção de novos depósitos economicamente atractivos. O documento também prevê a promoção de tecnologias e transferência de conhecimento em exploração e outras actividades, bem como a cooperação em mecanismos de venda de diamantes.
As partes também pretendem cooperar no desenvolvimento de mecanismos de auto-regulação da indústria global e construir cadeias de fornecimento de diamantes responsáveis em apoio ao processo Kimberley, para apoiar iniciativas de âmbito industrial destinadas a promover produtos de diamantes em mercados-chave a fim de assegurar o desenvolvimento sustentável da indústria de diamantes nos dois países.
Para cumprir essas tarefas, a ALROSA e a Endiama concordam em desenvolver projetos conjuntos, como pesquisa, procura de instalações geológicas e de exploração, treinamento de especialistas angolanos nas instalações da ALROSA, intercâmbio de tecnologias. Os principais objetivos incluem também o financiamento de projetos de concessões conjuntos existentes e futuros baseados nos princípios de financiamento de projetos, promovendo a delimitação integrada de mercados internacionais de diamantes brutos e lapidados (naturais e sintéticos) para proteger a concorrência justa e os interesses dos países exploradores de diamantes.
“Para a Rússia e Angola, a indústria de diamantes é uma parte importante da vida nacional. Não se trata apenas do lugar na arena internacional ou do financiamento dos orçamentos, mas também empregos para pessoas e dezenas de projetos sociais implementados para eles. É claro congratulamo-nos com a assinatura do Memorando com a empresa nacional de Angola e temos o prazer de selar a nossa cooperação a longo prazo com um documento oficial que proclama o desejo conjunto de desenvolver as nossas iniciativas comuns “, afirmou Sergey Ivanov, CEO da ALROSA.
A ALROSA e a Endiama compartilham uma longa história de cooperação. As empresas são co-fundadoras do Catoca, a maior empresa de exploração de diamantes de Angola. Catoca produz e vende anualmente cerca de 6,8 milhões de quilates de diamantes. Suas reservas são estimadas em 120 milhões de quilates. Além disso, a ALROSA e a Endiama vêm realizando actividades de exploração em Angola como parte de uma joint venture desde 2014.
Comentários