O presidente do conselho de administração da ENDIAMA-E.P, Ganga Júnior, e o seu homólogo da Maaden, Abdul Aziz Al Maqbali, iniciaram nesta segunda-feira, 09, em Luanda, as conversações presenciais entre a diamantífera estatal e sua futura sócia.
Durante o encontro, Abdul Aziz Al Maqbali informou que “as duas empresas estão bastante alinhadas e a trabalhar de forma suave, devendo fechar as negociações sobre investimentos a realizar nos próximos dias”, quando o Presidente João Loureço visitar o Sultanato de Omã.
“Há fortes ambições das duas empresas para robustecer a cadeia de valor dos diamantes angolanos e a economia dos dois países”, disse Maqbali, à saída da audiência que lhe foi concedida pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
A Maaden International Investment é uma empresa de Omã que passará a deter as acções da Alrosa (41% em Catoca) e a parte indirecta, via Catoca, correspondente à Alrosa no Luele.
Lembramos que no final da reunião do Conselho de Ministros, realizada a 28 de Novembro, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás explicou que as sanções à diamantífera russa criavam dificuldades à indústria diamantífera angolana e à credibilidade dos nossos diamantes no mercado internacional, o que levou o Presidente João Lourenço a orientatar a tutela do sector e a empresa pública ENDIAMA “a encontrarem uma solução que atendesse as duas partes” (Angola e Rússia).
Comentários