O presidente do conselho de administração da Sociedade Mineira do Luele, Rómulo Mucase, informou sábado, 30, na Lunda Sul, que a mina produziu quatro milhões e quatrocentos mil quilates de diamantes durante o seu primeiro ano de operações.
Rómulo Mucase, que discursava na abertura das comemorações do primeiro aniversário da mina inaugurada em Novembro de 2023 pelo Presidente da República João Lourenço, sublinhou a capacidade da equipa que enfrentou vários desafios, para estruturar administrativamente a empresa, alavancar os programas geológico-mineiros, intensificar e estabilizar a produção, adequar a qualificação do capital humano, bem como desenvolver os programas de responsabilidade social e sustentabilidade.
Disse que o apoio às comunidades com projectos sustentáveis vai continuar no centro das prioridades da empresa, tendo avançado o nível de execução física das 300 casas sociais para o reassentamento da população residente perto das zonas de exploração mineira, que se encontra acima dos 40 por cento.
Actualmente, concluiu, a Sociedade Mineira do Luele conta com 2 mil e 441 trabalhadores, representando um aumento de 1058 postos de trabalho, comparado com o período homólogo do ano passado.
Participaram do evento comemorativo, o director nacional dos Recursos Minerais, Paulo Tanganha, em respresentação do ministro Diamantino Azevedo, o administrador executivo da ENDIAMA-E.P, Laureano Receado Paulo, o PCA da ANRM, Jacinto Rocha, do IGEO, José Manuel, entre outras individualidades.
Ouça abaixo a intervenção do PCA do Luele, Rómulo Mucase:
Comentários