O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, informou quarta-feira, em Luanda, que a primeira refinaria de ouro em Angola pode estar concluída este ano.
A infra-estrutura, que está a ser construída no Pólo Industrial de Viana, cuja primeira pedra foi lançada em Junho de 2022, resulta da aposta do Executivo angolano em promover a cadeia de valor dos minerais do país, capitalizando as operações de prospecção, exploração, transformação e comercialização destes recursos.
Ao falar durante a cerimónia de cumprimentos de Ano Novo, o ministro assegurou que o sector vai reestruturar os projectos paralisados e desenvolver a capacidade de refinação do ouro.
A primeira refinaria de ouro do país é uma iniciativa do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, através da Geoangol, empresa detida pela ENDIAMA, que prevê gerar mais de 80 postos de trabalho.
A par desse empreendimento, Angola conta com 28 projectos de ouro, dos quais 20 estão em fase de prospecção, oito com títulos de exploração.
Em 2021, foram extraídas 1 137 onças, das 7 500 projectadas, representando uma execução de 13,82 por cento, segundo dados do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatísticas do MIREMPET.
O subsector do ouro do país conta com um investimento cifrado em 62,9 milhões de dólares, dos quais USD 48,6 milhões na exploração e USD 14,3 milhões na prospecção.
Comentários