Durante o discurso de inauguração das Jornadas do 37º aniversário do Dia do Trabalhador Mineiro angolano que decorre, hoje, 11 de Abril, em Luanda, o Ministro de Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, destacou a resiliência dos mineiros como um factor determinante para o sucesso da actividade mineira em prol do crescimento económico do país e para a melhoria gradual da qualidade de vida das populações, lê-se no documento.
“A situação criada pela Covid-19 continua a ter impacto na mobilidade e concentração dos trabalhadores mineiros nas suas zonas de acção, exigindo de todos esforços adicionais para garantir o funcionamento regular das empresas”.
Perante o cenário descrito, Diamantino Azevedo, aproveitou o momento para felicitar e agradecer a todos os trabalhadores que, nos seus postos de trabalho, têm feito esforços extraordinários para manter as empresas em produção.
Na mensagem, o governante fez um balanço positivo e considerou que o seu ministério alcançou conquistas importantes durante os 4 anos de actuação, desde a aprovação e a implementação do novo modelo de governação do sector mineiro; a construção do Pólo de Desenvolvimento Mineiro de Saurimo, a inauguração de fábricas de lapidação de diamantes, do Centro de Formação Técnico-Profissional à actividade de mineração, um Centro de Formação de Avaliadores e Lapidadores de Diamantes e outras actividades industriais.
Destaca-se também um aumento significativo na prospecção de minerais como cobre, níquel, cobalto, elementos de terras raras, nióbio e fosfatos, sendo alguns destes essenciais para a transição energética.
Entretanto foi também marcante a actividade de exploração de diamantes, rochas ornamentais, areia siliciosa, argila, gesso e calcário, bem como o início da exploração de ouro, ferro e manganês no período pós-independência, ressaltou Azevedo.
O Ministro sublinhou ainda que, fruto das reformas iniciadas e implementadas no sector, sob liderança de Sua Excelência João Lourenço, Presidente da República, e a consequente melhoria do ambiente de negócios, foi possível trazer para o país multinacionais como a Angloamerican, a Rio Tinto, a Tosyali e a Pensana que vêm agregar valor a indústria mineira.
Comentários