A embaixadora de França em Angola afirmou, ontem, em Luanda, que o Governo do seu país quer ter uma participação mais activa no sector mineiro, para contribuir no desenvolvimento de Angola, no quadro do programa de diversificação da economia nacional.
Sophie Aubert falava na abertura do Fórum de Negócios Angola-França no Sector Mineiro, que decorreu sob o lema “Angola: Potencial Mineiro e Oportunidades de Negócios”, numa promoção da Embaixada francesa e o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
“Nos últimos anos, Angola tem demonstrado acções concretas no quadro do programa de diversificação económica do país e a França espera que o sector mineiro contribua também para a transição energética no mundo”, disse.
De acordo com a diplomata, a França quer trabalhar com o sector público e privado, em Angola, com o objectivo de reforçar a cooperação no sector mineiro.
“As reformas que estão a ser implementadas pelo Governo angolano estão a permitir atrair investidores e tecnologia para o sector mineiro”, assinalou.
Por outro lado, Teófilo Chifunga, administrador executivo da ENDIAMA- E.P, uma das empresas convidadas ao fórum, fez saber durante a sua apresentação, que a Empresa Nacional de Diamantes de Angola dispõe de um conjunto de informações geológicas sobre projectos diamantíferos primários e secundários com um grande potencial a ser explorado.
Participaram do Fórum de Negócios Angola-França no Sector Mineiro mais de vinte empresas francesas e angolanas.
Comentários