O Polo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo acolheu, esta terça-feira, uma reunião de auscultação com as fábricas de lapidação de diamantes, orientada pelo secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor.
O encontro teve como principal objectivo aferir o grau de efectividade das empresas de lapidação em funcionamento, bem como identificar os principais constrangimentos que estas enfrentam no exercício das suas actividades.
A iniciativa visou, igualmente, a busca conjunta de soluções que permitam assegurar a continuidade normal das operações e o fortalecimento do sector.
A reunião contou com a participação de várias instituições do sector, nomeadamente o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), a ENDIAMA E.P., a ANRM, a SODIAM e um representante do Governo Provincial da Lunda-Sul.
Em representação das empresas de lapidação estiveram presentes as empresas KGK, Kapau Gems e Stardiam.
Pela ENDIAMA, o seu presidente do conselho de administração, Ganga Júnior, bem como o director de Comercialização, Elton Pascoal.
Durante a sessão, foram analisados diversos aspectos relacionados com o funcionamento das unidades de lapidação, tendo o secretário de Estado reafirmado o compromisso do Executivo angolano em promover um ambiente favorável ao fortalecimento da cadeia de valor dos diamantes e a geração de emprego no país.
A reunião terminou com uma visita de constatação ao Polo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS).









Comentários