O Presidente da República, João Lourenço, anunciou para este ano a inauguração da mina do Luaxe, tendo considerado como o maior projecto diamantífero do país.
O Chefe de Estado discursava, esta segunda-feira, em Luanda, sobre o estado da Nação, onde revelou que estão igualmente em curso outros projectos diamantíferos, com destaque para o Lulo, na província da Lunda Norte.
João Lourenço fez saber, por outro lado, que a indústria de lapidação de diamantes em Angola para além de já ser uma realidade, continua a demonstrar capacidade de crescimento.
“Com a recente inauguração de mais uma fábrica de lapidação, com capacidade para lapidar 5 mil quilates de diamante bruto por mês, proporcionando 120 postos de trabalho, o país passa a ter agora 7 fábricas de lapidação”, informou.
O Presidente João Lourenço avançou ainda que está em curso a construção de mais 29 fábricas de lapidação de diamantes, sendo 25 no Pólo Diamantífero de Saurimo e 4 no Pólo Diamantífero do Dundo, para agregar valor ao mineral bruto e garantir maior oferta de emprego numa indústria de alta tecnologia.
Comentários