O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, procedeu hoje, 25 de abril, em Saurimo, à inauguração do primeiro laboratório de diamantes do País, propriedade da Empresa Nacional de Diamantes de Angola.
Implementado em parceria com o Instituto Geológico de Angola, o laboratório tem por fim o preparo, análise e caracterização de amostras de material kimberlítico e aluvionar de apoio à prospeção e pesquisa de diamantes.
Trata-se dum empreendimento composto por dois edifícios que foi concebido e implementado por quadros angolanos.
No discurso de abertura do acto, o ministro Diamantino Azevedo, afirmou tratar-se do cumprimento duma meta que o seu ministério se propôs realizar.
Por seu turno, Daniel Félix Neto, Governador a da Lunda Sul, afirmou que o momento representa mais um passo no processo de desenvolvimento da região, tendo enfatizado a atenção prestada pelo MIREMPET à província, fazendo referencia à edificação de infraestruturas ligadas ao subsector de diamantes, apontando como exemplo o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo.
Já Ganga Júnior, PCA da ENDIAMA E.P., ressaltou que a criação do referido laboratório resulta da necessidade que sempre houve na resolução de problemas no domínio da investigação de diamantes em Angola.
Recorde-se que no âmbito da celebração do dia do trabalhador mineiro, foi hoje igualmente inaugurado o laboratório regional do IGEO.
Comentários