O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, garantiu esta segunda-feira, que projecto mineiro do Luaxe poderá arrancar brevemente com a sua produção de diamantes.
Diamantino Azevedo falava à imprensa no final de mais uma visita efectuada à Sociedade Mineira do Luele, localizada na província da Lunda-Sul.
O ministro afirmou que os trabalhos decorrem dentro do cronograma estabelecido, tendo destacado o empenho dos responsáveis do projecto Luaxe, cuja execução encontra-se na ordem dos 80%, com uma equipa de trabalho composta maioritariamente por jovens angolanos.
“Para breve o projecto terá a sua actividade oficial de produção e passará a ser um contribuinte importante na produção de diamantes em Angola e dará o seu contributo para o crescimento económico do país e para a melhoria da qualidade de vida das populações desta região”, assegurou.
O responsável referiu ainda que a actividade mineira tem pressupostos próprios, começando pela fase de reconhecimento, mas só se pode avançar para a etapa de desenvolvimento quando se chega à conclusão de que existe minério em quantidade, qualidade e condições geológicas para sua exploração.
“Na actividade mineira há que ter paciência, temos que ter em conta o risco elevado nas fases de prospecção, pesquisa e intensidade de capital e todo este processo demora alguns anos”, disse o ministro.
Recorde-se que as actividades de prospecção no Luaxe tiveram início em 2012 e em 2017 iniciaram os trabalhos num volume de 34 milhões de massa mineira, atingindo uma profundidade de 95 metros.
Comentários