A Empresa Nacional de Diamantes de Angola participou, de 16 a 18 de Agosto, na Cimeira dos Povos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, que decorreu em Luanda, sob o lema “Justiça- Participação Significativa- Inclusão”.
A Cimeira teve como objectivo aumentar a solidariedade e a acção colectiva para uma região justa, pacífica e próspera para todos.
O evento visou reforçar a plataforma popular e a mobilização inclusiva para o fortalecimento de lutas de solidariedade dos povos da SADC, centrada nas pessoas para mais liberdade, menos declínio democrático, pobreza extrema e desigualdade na região da África Austral.
No primeiro dia de trabalho foram abordados temas como a justiça climática, justiça do género e direitos das mulheres, transformação de conflitos e construção de paz e governação de recursos naturais.
A presença da ENDIAMA no evento enquadra-se no âmbito da sua aproximação com a sociedade civil e organizações não-governamentais.
Participaram do encontro representantes de Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Malawi, Moçambique, África do Sul, Namíbia, Zâmbia e Zimbabué.
Comentários