News

ENDIAMA inicia pagamento das compensações a mais de dois mil ex-trabalhadores

0

A Empresa Nacional de Diamantes de Angola inicia, na segunda-feira, 30 de Outubro, o processo de pagamento das compensações aos ex-trabalhadores das empresas mineiras paralisadas há mais de dez anos na província da Lunda Norte.

De acordo com o coordenador da Comissão Técnica Conjunta deste processo, Felizardo Elias, são no total 2423 ex-funcionários das sociedades mineiras do Lucapa, Luarica e Yetwene, que operavam no município de Lucapa, e dos projectos diamantíferos do Luxinge e do Fucauma, localizados no município de Cambulo.

O responsável avança que as referidas compensações resultam de um acordo assinado em 2013, entre a direcção da ENDIAMA e o colectivo de ex-trabalhadores daquelas empresas, sendo que cada um deles poderá receber uma quantia monetária que varia entre um milhão e setecentos mil e um milhão e duzentos mil kwanzas.

Para além desses valores, Felizardo Elias explica que os ex-colaboradores das empresas em causa vão ainda beneficiar de um projecto de empreendedorismo, à sua escolha, e de um processo de atribuição de bolsas de estudos para aumentar o seu grau académico, bem como dos seus dependentes.

O coordenador da Comissão Técnica Conjunta das negociações do processo de compensações dos ex-trabalhadores das sociedade mineira do Lucapa, Laurica, Yetwene, Luxinge e Fucauma, garante que esse trabalho estará concluído em Junho de 2024, depois da segunda fase do processo de cadastramento dos ex-trabalhadores em falta.

Ouça, abaixo, o áudio do coordenador da Comissão Técnica Conjunta, Felizardo Elias.

Rio Tinto realiza leilão de 48 lotes de diamantes de cor

Anterior

Lulo recupera diamante de mais de 200 quilates

Próximo

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in News