O presidente do conselho de administração da ENDIAMA-E.P, Ganga Júnior, destacou nesta segunda-feira, 21, a importância da avaliação e classificação das reservas na criação de um projecto mineiro, com vista a minimizar os riscos nas operações mineiras para os investidores do sector.
Ganga Júnior, que falava à imprensa, em Luanda, à margem do workshop sobre Avaliação e Classificação de Recursos e Reservas Minerais, sob o lema “avaliação precisa, mineração transparente”, disse ser necessário que os operadores cumpram com todas as etapas do processo para se determinar uma mina de diamantes.
O PCA da ENDIAMA falou igualmente do estado do mercado internacional de diamantes, tendo apelado para a conjugação de esforços na promoção dos diamantes naturais, e nas questões ligadas ao certificado de rastreabilidade que define a sua origem.
Segundo Ganga Júnior, as reservas nacionais de diamantes estão avaliadas em mais de 600 milhões de quilates.
O workshop sobre Avaliação e Classificação de Recursos e Reservas Minerais foi aberto pelo secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, e contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais que partilharam a sua experiência sobre o subsector dos diamantes.
O evento enquadra-se no âmbito da realização da II Conferência Internacional de Diamantes de Angola, que acontece entre os dias 23 e 24 deste mês, em Saurimo, província da Lunda Sul.
Comentários