Uma delegação da ENDIAMA, chefiada pela directora do Gabinete de Sustentabilidade, Fátima Proença, efectuou nesta terça-feira, 25, uma visita técnica à refinaria de ouro NORTHSTAR, em Belém, República Federativa do Brasil.
O principal objectivo foi promover o intercâmbio técnico e recolher experiências sobre o sector de refinação de ouro no Brasil, numa altura em que a diamantífera angolana pretende diversificar as suas operações e ampliar a sua rentabilidade, entrando no mercado de refinação de ouro e de joias.
Durante a visita, a delegação teve contacto directo com as etapas importantes do processo, como fundição e refinação, incluindo rastreabilidade, sistemas de filtração, secagem, limpeza, segurança e controlo de qualidade até à obtenção do produto final.
Os técnicos da NORTHSTAR explicaram detalhadamente cada fase, reforçando a importância da tecnologia e dos padrões rigorosos de sustentabilidade na operação.
No final do encontro, a presidente da NORTHSTAR, Ana Sofia Potes, agradeceu a presença da delegação e manifestou o interesse da empresa em cooperar com a ENDIAMA.
“Contem connosco, estamos aqui para apoiar-vos, desde suporte técnico e não só”, afirmou.
Com um total de apenas 13 colaboradores directo, a NORTHSTAR é uma empresa de referência no refino de metais preciosos no Brasil, com tecnologia de ponta e forte compromisso com a mineração sustentável, possui capacidade instalada para refinar até duas toneladas de ouro por mês.










Comentários