O director de Comercialização da ENDIAMA-E.P, Elton Escrivão, que chefiou a missão da delegação angolana à Índia, avaliou como “bastante positivo” o resultado da visita de trabalho realizada entre 30 de Julho e 6 de Agosto, e integrou igualmente representantes da Sociedade Mineira de Catoca e da Sociedade Mineira do Luele.
Durante uma semana, a delegação visitou as cidades de Mumbai e Surat, participou na 41.ª edição do International India Jewellery Show e realizou um conjunto de encontros estratégicos, incluindo a visita à Bolsa de Diamantes de Bharat.
O programa incluiu reuniões com empresas indianas ligadas à lapidação e joalharia, como fábricas especializadas, empresas de joias, o GJEPC (Gem & Jewellery Export Promotion Council), gestores da bolsa de diamantes e diversas unidades de lapidação instaladas em Surat.
Segundo Elton Escrivão, foram identificadas potenciais parcerias estratégicas que deverão ser desenvolvidas a curto e médio prazo, entre as quais, destacam-se a abertura de novas fábricas de lapidação em Angola, programas de capacitação para quadros angolanos e indianos, com intercâmbio de experiências, financiamento da actividade de lapidação de diamantes em Angola, cooperação na lapidação orgânica e inorgânica, troca de experiências tecnológicas, desenvolvimento do mercado de joias em Angola inspirado na experiência indiana, tanto na produção como na criação de um mercado interno estruturado.
O chefe da delegação sublinhou que a hospitalidade e abertura demonstradas pelas entidades indianas facilitaram a abordagem dos temas e a construção de pontes de cooperação.
“Gostaríamos de agradecer a todas as instituições que nos receberam e a todos aqueles que, directa ou indirectamente, contribuíram para o sucesso desta missão”, afirmou Elton Escrivão no encerramento da visita.
Com este reforço de contactos e a perspectiva de novos projetos conjuntos, Angola pretende consolidar-se como um polo de referência na lapidação e comercialização de diamantes, beneficiando da reconhecida experiência indiana no sector.
Comentários