News

CEFOLAD lança mais de 60 jovens para o mercado de trabalho

0

O Centro de Formação em Lapidação e Avaliação de Diamantes (CEFOLAD) realizou, esta quinta-feira, na Lunda-Sul, a cerimónia de outorga e entrega de certificados a 68 formandos, no  Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo.

Na abertura do evento, o director do CEFOLAD, Etelvino Januário,  disse que o centro está comprometido em assegurar o treinamento da mão-de-obra local e o conteúdo local para promover um crescimento económico sustentável em Angola, considerando que “a entrega dos certificados não é apenas um marco para os formandos, mas também para a indústria diamantífera nacional”.

“Os 68 formandos que hoje recebem os seus certificados são um testemunho vivo do investimento público feito pela SODIAM e pelo CEFOLAD na capacitação da nossa juventude. Este evento não só marca as conquistas individuais dos nossos graduados, mas também o progresso colectivo, rumo a um futuro próspero e sustentável. “É importante destacar que este investimento não implica qualquer custo para as suas famílias, reflectindo o nosso compromisso com a igualdade de oportunidades no acesso à formação profissional”, realçou o responsável.

O secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, em representação do ministro Diamantino Azevedo, reconheceu o investimento da SODIAM para a materialização das orientações do Executivo angolano, no domínio da formação profissional direcionada aos jovens que irão assegurar a continuidade do trabalho em curso no âmbito da lapidação e transformação de diamantes, bem como o empenho dos recém-formados, professores e outros funcionários do Centro.

Segundo o responsável, com a marca alcançada de 278 técnicos certificados, o CEFOLAD vem consolidando o seu papel fundamental na capacitação de profissionais de óptima qualidade para a nossa indústria de lapidação.

“Estamos hoje perfeitamente enquadrados no nosso Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, no qual um dos pilares assenta justamente na formação de quadros e técnicos especializados para levarmos a bom termo as inúmeras tarefas para a diversificação de receitas, não só no sector, mas também contribuir para uma economia mais abrangente, liderado pelo o Executivo, que pretende alcançar para realização dos desígnios da nossa população”, destacou.

O CEFOLAD é uma estrutura concebida para capacitar quadros angolanos, maioritariamente das regiões onde se exploram diamantes, como efectivos a serem contratados pelas unidades fabris erguidas no Pólo de Desenvolvimento de Saurimo.

Especialistas em recursos minerais debatem desafios do sector em Angola

Anterior

Conferência Internacional junta líderes do sector em Luanda

Próximo

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in News