A Sociedade Mineira de Catoca retomou, este mês, a venda de diamantes, depois de as ter suspenso devido à queda dos preços no mercado internacional, onde o quilate das gemas da companhia caiu 22 por cento, anunciou o presidente do Conselho de Gerência da empresa mineira, Benedito Manuel.
O director geral da quarta maior mina de diamantes a céu aberto, acrescentou que as vendas ocorrem em regime experimental, devido a cautelas estabelecidas para aferir a evolução do mercado.
“Ainda não atingimos as metas financeiras estabelecidas, devido à situação do mercado mundial”, disse, adiantando que, este mês, o reatamento ocorre sobre a produção em “stock”.
Benedito Manuel revelou que há, da parte da Assembleia-Geral de Accionistas, a recomendação da observação de cautela na retomada das vendas.
“Realizamos no dia 1 de Agosto a 71ª Assembleia-Geral que recomendou ponderação na realização de vendas, para que Catoca não seja prejudicada do ponto de vista do histórico do preço do quilate”.
Dada essa evolução, prosseguiu, o Conselho de Gerência considera que a execução das metas definidas para os seis primeiros meses do ano está longe do esperado, sobretudo, diante de projecções que apontavam para a superação do plano semestral, estando em curso uma recuperação para a observação do plano anual.
Os indicadores dos últimos quatro meses já dão essa garantia, disse o presidente do Conselho de Gerência, insistindo que a companhia pretendia, nesta altura, ter resultados que pudessem superar o plano, devido à aproximação do fim do ano, quando a condução da exploração é mais complexa. “Talvez aliviássemos a carga se agora tivéssemos já acima do plano, mas não estamos mal”, afirmou.
Comentários