A Fundação Brilhante – Face Social do Subsector Diamantífero, lançou há 12.02.26 no Hospital Geral David Bernardino “Kamanga” da Centralidade do Mussungue, província da Lunda Norte, o programa denominado Saúde Brilhante, voltado ao atendimento remoto em saúde para as comunidades.
O Programa Saúde Brilhante, que resulta de uma parceria com a Teramed Sistemas de Saúde, S.A. (Baika + Saúde), tem como objectivo principal levar cuidados de saúde às zonas mais desfavorecidas e aproximar as populações aos serviços de saúde modernos, acessíveis e sustentáveis.
Com o Programa Saúde Brilhante a “face social do subsector diamantífero” procura implementar soluções estruturantes como a tele-medicina em clínicas móveis, sistemas de agendamento de consultas online em alguns hospitais do leste e a criação de um ecossistema de referência e contra-referência, que permita aos cidadãos impossibilitados, agendar consultas de especialidades não existentes nas suas províncias, em hospitais públicos da capital do país, sem que para tal precisem fazer deslocações prévias, poupando assim recursos como o tempo e finanças.
A Fundação Brilhante reafirma com esta iniciativa, o seu compromisso com a equidade no acesso à saúde, a inclusão social e melhoria da qualidade de vida das populações e prevê numa primeira fase o atendimento de até 1.500 pessoas em situação de vulnerabilidade no leste, em consultas directas com recurso à tele-medicina. A cerimónia de lançamento foi prestigiada pelo Governador Provincial em Exercício, Faustino Alteres Malenga, representantes de empresas Curadoras, parceiros sociais da Fundação Brilhante e autoridades sanitárias e tradicionais.
Ouça os áudios abaixo:
Director-Geral da Fundação Brilhante – Bruno dos Santos.
Beneficiário – Ernesto Tambwe
Governador provincial em Exercício – Alteres Malenga









Comentários