Foi hoje (14) inaugurado o Campus da Universidade Lueji A’nkonde, na província da Lunda-Norte.
Trata-se de um investimento de mais de 69 milhões de dólares norte-americanos por parte da ENDIAMA, cuja cerimónia de inauguração foi presidida pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço.
O campus integra duas faculdades(Direito e Economia), com um total de 87 salas de aula, sendo 47 para a Faculdade de Economia e 40 para a Faculdade de Direito, com capacidade para acolher 2.906 estudantes em cada um dos três turnos diários, totalizando uma capacidade para mais de 8 mil alunos.
Do ponto vista das infraestruturas, destaca-se um auditório moderno com 320 lugares; três salas para tribunais simulados na Faculdade de Direito; dez salas de trabalho prático na Faculdade de Economia; uma enfermaria na Faculdade de Direito; duas salas de informática; uma biblioteca com capacidade para 30 lugares sentados; um refeitório com capacidade para 300 pessoas; duas quadras desportivas; um parque de estacionamento interno com 400 lugares, 18 dos quais reservados a pessoas com mobilidade reduzida; e um parque de estacionamento externo com 33 lugares.
Quanto à mão-de-obra, a construção do campus envolveu 715 trabalhadores (incluindo subempreiteiros): 458 trabalhadores locais, 247 trabalhadores nacionais não locais e 10 trabalhadores expatriados.
De acordo com o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, esta iniciativa reflecte a aposta estratégica do governo na educação como motor do desenvolvimento sustentável e a demonstração do compromisso do sector com a transformação social.
No mesmo sentido, o Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA, Ganga Júnior, salientou que o objectivo da empresa é transformar a vida das pessoas para benefício de todos.
Recorde-se que o processo de construção do campus iniciou a 10 de Outubro de 2022, e teve uma duração de 32 meses.

Comentários