Teve lugar na cidade do Dundo a cerimónia de entrega do Prémio 4 de Julho de Jornalismo, numa sessão presidida pela governadora da Província da Lunda-Norte, Filomena Miza.
O evento, que já vai na sua 19ª edição, distinguiu os melhores trabalhos jornalísticos em quatro categorias principais, com o objectivo de incentivar a excelência, criatividade e investigação no exercício da profissão.
Foram consagrados vencedores na categoria Imprensa, Isidoro Samutula; Rádio, Cláudio Pinto; Televisão, Mendes Rodrigues (Imagem) e Olga Barbosa (Reportagem); Fotojornalismo, Txitxi Baptista e teve como Menção Honrosa, a jornalista Odete Ivulo.
Cada vencedor recebeu um prémio no valor de 700 mil kwanzas, reconhecendo não apenas a qualidade técnica dos trabalhos apresentados, mas também o compromisso com a ética e o serviço público.
Na abertura do acto, a directora do Gabinete de Comunicação do Governo Provincial, Sónia Ferri, prestou uma sentida homenagem à memória de Ismael Mateus, enaltecendo o seu contributo decisivo para a institucionalização e revitalização do prémio, enquanto antigo responsável do Gabinete de Comunicação da ENDIAMA.
O Prémio 4 de Julho de Jornalismo foi criado para distinguir anualmente os profissionais que mais se destacam no jornalismo daquela província, tendo sofrido um interregno de quatro anos e sido retomado em 2020.
Desde então, tem sido realizado com regularidade, contando nesta fase com o apoio institucional do Governo da província da Lunda-Norte e o patrocínio da ENDIAMA E.P.
Comentários