O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, informou nesta sexta-feira, em Luanda, que as obras de construção da primeira Refinaria de Ouro de Angola decorrem a bom ritmo, de acordo com o cronograma revisto, com cerca de 70 por cento de execução física, tendo apontado o segundo semestre deste ano para a sua inauguração.
O governante falava no final de uma visita de constatação do estado da infraestrutura, que poderá garantir numa primeira fase um total de 35 postos de trabalho para jovens angolanos formados em diversas especialidades.
Por seu turno, o gestor do projecto da primeira Refinaria de Ouro de Angola, Kimba Baptista, disse ter recebido, por parte da tutela, orientações “concretas” no sentido de acelerar a conclusão das obras do edifício principal, e lembrou que neste momento já existem técnicos formados para garantir o normal funcionamento do referido empreendimento.
Kimba Baptista sublinhou igualmente a necessidade de o país aumentar os níveis de produção, sendo que, até à sua conclusão, a refinaria terá uma capacidade nominal para 50 quilogramas de ouro.
A construção da primeira Refinaria de Ouro de Angola está a ser financiada pela ENDIAMA-E.P, com mais de cinco milhões de dólares norte-americanos, e enquadra-se no âmbito da estratégia de diversificação da sua base económica.
Acompanhe as intervenções:
Diamantino Azevedo, ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás
Kimba Baptista, gestor do projecto da primeira Refinaria de Ouro de Angola


Comentários