News

Mining Indaba: ENDIAMA participa em painel de alto nível sobre diamantes

0

Durante o Mining Indaba 2025, a ENDIAMA partilhou o palco com o CEO da De Beers, Al Cook, e a ministra dos Recursos Minerais do Botswana, Hon Bogolo Kenewendo, para debater o tema “Diamantes – Essenciais para o Desenvolvimento Socioeconómico de África.”

A sessão destacou o impacto social e económico que a exploração de diamantes naturais tem em Angola e no Botswana, com exemplos de escolas, universidades e hospitais financiados pelo sector.

No seu discurso, Miguel Vemba, director de Operações Mineiras da ENDIAMA-E.P, evidenciou o poder transformador da indústria diamantífera em Angola, mencionando a construção de universidades, escolas e unidades de saúde, reforçando o contributo dos diamantes naturais para o desenvolvimento sustentável.

Vemba comparou também os diamantes naturais com os sintéticos, afirmando que os sintéticos não possuem este legado. “Uma história não pode nascer num laboratório. Com os diamantes naturais, temos exemplos concretos de como estamos a construir e a transformar o desenvolvimento”, disse.

No final do debate, os intervenientes concordaram sobre a importância de se contar a verdadeira história do poder transformador dos diamantes naturais, evidenciando o seu papel no crescimento social e económico das nações.

Durante a sessão, foi igualmente apresentado o tema “Oportunidades de Investimento no Sector de Diamantes”, pelo director de Geologia da ENDIAMA, Rogério Guimarães, tendo destacado o potencial geológico de Angola e as grandes oportunidades para os investidores.

Na sua intervenção, abordou novas concessões mineiras, avanços na prospecção geológica e incentivos para o investimento estrangeiro, reforçando o compromisso do país em criar um ambiente favorável e sustentável para o crescimento da indústria diamantífera.

ENDIAMA assina contrato de investimento mineiro com a N’Dumba Ltd

Anterior

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in News