O Centro de Formação Técnico-Profissional da ENDIAMA ganhou recentemente a certificação internacional, com a implementação das normas ISOS, nomeadamente, a 9001, 14001 e 45001, o que poderá aumentar a competitividade, credibilidade, eficiência e qualidade dos serviços prestados, afirmou esta segunda-feira, em Luanda, o director geral da instituição vocacionada à formação de técnicos para a indústria mineira, Lufianlisso António.
Durante uma entrevista concedida à Sala de Imprensa, o responsável informou igualmente que o CEFOPE poderá contar com simuladores de operações mineiras para as aulas práticas, a partir do primeiro trimestre do próximo ano.
“Contamos no próximo ano mudar a dinâmica da instituição, com início da utilização de simuladores para máquinas pesadas, que vão servir de grande impulso para o sector mineiro, sobretudo, na preparação dos operadores que já trabalham nas minas, e contamos tê-los a partir de Fevereiro de 2025”, disse.
Quanto ao processo de formação, Lufianlisso António avançou que desde a sua criação, o CEFOPE já formou cerca de 428 técnicos nos mais diversos cursos existentes no centro, tendo sublinhado que para além destes com duração de um ano, a instituição dispõe também de outras formações de curta duração.
Lufianlisso concluiu, que neste momento estão em curso o quarto e quinto ciclos formativos, abertos em Outubro último com mais de cento e cinquenta formandos e encerra em Março e Novembro do próximo ano, respectivamente.
Ouça, abaixo, a entrevista do director geral do CEFOPE:
Comentários