A ENDIAMA e a SODIAM assinaram na quarta-feira, 27, um Memorando de Entendimento com o Antwerp World Diamond Center (AWDC), para o reforço da cooperação no subsector dos diamantes.
A cerimónia de assinatura do documento teve lugar em Antuérpia, à margem do FACETS 2024, que decorreu até ontem na referida cidade portuária da Bélgica.
A administradora executiva, Ana Feijó, assinou o Memorando pela ENDIAMA, em representação do presidente do conselho de administração, Ganga Júnior. Pela SODIAM o instrumento foi rubricado pelo presidente do conselho de administração, Eugénio Rosa, e pelo AWDC assinou o documento o CEO Isidore Mörsel.
O acordo estabelece as bases para uma cooperação sólida entre as partes, visando criar um ambiente de confiança mútua e fomentar o alcance de objectivos operacionais estratégicos.
Entre os principais pilares da parceria destacam-se o fortalecimento das relações comerciais bilaterais, promovendo um diálogo contínuo e iniciativas conjuntas; promoção da transparência no sector, com foco no rastreio e certificação de diamantes naturais, destacando o impacto positivo desses recursos para as comunidades locais; a partilha de experiências técnicas, especialmente no desenvolvimento de soluções inovadoras para o rastreio de diamantes em bruto; a promoção dos diamantes naturais de Angola nos principais mercados internacionais, reforçando a imagem do país como um dos principais produtores de diamantes do mundo, entre outros.
Para a ENDIAMA, este memorando representa um compromisso conjunto para enfrentar os desafios da indústria diamantífera, ao mesmo tempo em que promove práticas éticas, sustentáveis e inovadoras.
A assinatura deste acordo reflecte o empenho da ENDIAMA e da SODIAM em consolidar a posição de Angola como um dos principais players no mercado global de diamantes, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico das comunidades locais e fortalecendo os laços comerciais com a Bélgica.
Comentários